MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

20/03/2021 08:00

Somos um grupo de 24 participantes e 2 formadoras, que nos juntamos 2 vezes por semana, durante 2 horas - as terças de inovação e as sextas criativas, e que orientadas por duas excelentes facilitadoras, aprendemos sobre inovação, inovando, em sessões que integram teoria e prática de uma forma muita equilibrada, através de desafios interessantes que nos levam ao Hands-on. Neste contexto, desmistificamos ideias fortemente relacionadas com a inovação, como sejam: inovação é só para alguns; inovação está intrinsecamente ligado às tecnologias, entre outras.

Idealizamos projetos inovadores, que acrescentam valor às nossas empresas/instituições e analisamo-los em diferentes cenários num futuro pós-pandémico, utilizando lentes para ‘ver’ esse futuro (por exemplo, a lente das oportunidades ou a das disrupções).

Estar a participar no programa tem servido para questionar mindset há muito instalados e que, por falta de tempo ou de coragem, não ousamos questionar. Nesta viagem de ida e volta entre a teoria e a prática, onde uma ilumina a outra, temos desconstruído conceitos, também eles com raízes, para podermos construir uma ferramenta de gestão estruturada que nos ajuda a criar valor económico, social e cultural.

Estamos a chegar ao final da primeira fase onde destaco as aprendizagens realizadas com os colegas das diferentes áreas e a modéstia de cada um de nós para perceber que pode aprender em ambientes multidisciplinar e que pode contribuir para melhorar o projeto dos outros participantes - o networking como uma mais-valia para todos e para cada um.

Em abril iniciamos a 2ª fase do programa - um misto de formação e mentoria. Serão selecionados 4 projetos no âmbito da mentoria.

É assim que entendo o papel de uma instituição de ensino superior, trabalhando para o ensino e para a investigação, mas também com e para a Região onde se insere. Através de projetos de investigação entre empresas e instituições de ensino superior ou de programas desta natureza, a Universidade ajuda a transformar vidas de pessoas e histórias de empresas.

Nota: O artigo foi escrito por mim, mas não sem antes ouvir a voz dos participantes no "UMa Inovação". A todos agradeço o interessante feedback que me deram sobre esta iniciativa e sobre o que representa, neste momento tão crítico, para as suas vidas e para as suas empresas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Onde tenciona ver a passagem do ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas