Alunos do 10.º ano e do 12.º ano, da Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal, participaram hoje num workshop sobre literacia para os media, tendo como foco as fake news e as consequências que podem na vida das pessoas e na Democracia.
A Sala de Sessões do estabelecimento de ensino encheu e contou com uma plateia de jovens atentos ao tema, numa iniciativa dinamizada pela associação My Madeira Island em parceria com a Associação Literacia para os Media e Jornalismo.
O projeto, originalmente intitulado, ‘Youth Media Sharks: Media Literacy Upskillings’ e co-financiado pelo programa europeu Erasmus+, é desenvolvido em simultâneo em Portugal e na Ucrânia, em torno dos temas notícias falsas (fake news), desinformação sobre covid-19 e sobre guerras.
Acompanhadas dos respetivos professores, estiveram duas turmas do 10.º, dos cursos de Técnico de Informática de Gestão e de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, e duas do 12.º ano, dos cursos de Técnico de Multimédia e de Técnico de Serviços Jurídicos.
No âmbito do mesmo projeto, brevemente, estará na Madeira um grupo de jovens ucranianos.
Iolanda Chaves