A dúvida está a suscitar grande alarido entre os encarregados de educação e nas redes sociais. Afinal, os alunos seriam ou não testados à covid-19?
Recorde-se que o presidente do Governo Regional, no passado dia 31 de dezembro, anunciou que a Região teria 100 mil testes para os professores, alunos e auxiliares.
Nas decisões do Governo Regional tomadas na reunião mantida na Quinta Vigia no último domingo, no tocante a este assunto, o comunicado referia apenas que professores e assistentes técnicos seriam testados, não ficando assim claro sobre se os discentes também o seriam.
No final do dia de domingo, as dúvidas ficaram esclarecidas pelo secretário regional de Educação que, em declarações à RTP/Madeira respondia perentoriamente que não. Os alunos não serão testados. Pelo menos não nesta fase. Mantém-se a metodologia do início do ano letivo, que testou professores, educadores de infância e auxiliares e deixou de fora os alunos. Estes são testados nos casos em que há situação sintomática ou de contacto, caso venha a se justificar.
Paula Abreu