MADEIRA Meteorologia

CDU denuncia estado de decomposição da Zona Velha e afirma que o que se passa “é grave”

Data de publicação
25 Outubro 2024
17:43

Numa iniciativa realizada esta manhã na Zona Velha da Cidade do Funchal, Edgar Silva denunciou que “os governantes estão a provocar a gradual decomposição daquele centro histórico e do seu património classificado”.

“Somam-se os casos de prédios degradados e repetem-se os casos de obras em edificações que revelam as maiores lacunas ou insuficiências do Gabinete Técnico da Zona Velha, se não mesmo a demissão dos deveres daquele serviço técnico”, enquadrou o coordenador regional da CDU.

“Não há quem responda na Madeira pela salvaguarda da Zona Velha da Cidade do Funchal, em conformidade com as recomendações do Conselho Cultural da Europa, da UNESCO e da FIHUOT”, sustentou.

Para a CDU, “os governantes desresponsabilizam-se, negligentemente, das suas obrigações legais quanto à defesa da Zona Velha. É da competência conjunta do Governo Regional e da Câmara Municipal do Funchal fazer respeitar as características arquitetónicas e históricas da Zona Velha da Cidade do Funchal. Como consta da legislação regional que criou o Gabinete Técnico da Zona Velha da Cidade do Funchal, a sua composição e responsabilização é atribuída à Câmara do Funchal e a representantes do Governo Regional. Na prática imperam os interesses económicos mais mesquinhos, que estão a gerar a decomposição da Zona Velha”.

Edgar Silva não tem dúvidas em afirmar que se multiplicam “os problemas humanos e sociais, como também se somam os agravamentos de agressões arquitetónicas na Zona Velha do Funchal” e assinala que tudo o que está a acontecer é “demasiado grave”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
24/10/2024 08:00

O tempo é uma corrente invisível que flui incessantemente, um rio que não se deixa conter por margens ou represas. Impossível travá-lo, e, no entanto,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o sentimento de insegurança está a aumentar na Região?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas