Esta sexta-feira, dia 19 de julho, pelas 12h30, a Associação ‘Garouta do Calhau’ promoveu, pelo 19º ano consecutivo, um ‘flash mob’ que reuniu crianças e idosos no centro do Funchal, junto à Catedral da Sé.
Este evento faz parte das ‘Férias Divertidas’, uma iniciativa da associação que visa proporcionar atividades recreativas durante o verão.
Este evento envolveu 150 crianças, 50 idosos e 20 jovens da colónia de férias do LACTARIO. “Para fazer umas férias com esta dimensão, com tantas crianças, é preciso muito investimento e ajuda, e isto surgiu como uma forma de agradecimento”, destacou Ricardo Silva, responsável pela entidade.
Este ano, o evento ganhou um “significado especial” ao comemorar-se o 50º aniversário do 25 de abril, “fortalecendo a importância da cidadania e da participação cívica”. A iniciativa contou com a presença de Rubina Leal, vice-presidente da Assembleia Regional, Micaela Fonseca de Freitas, presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, e André Alves, diretor regional da Juventude.
O responsável pela Associação ‘Garouta do Calhau’ reforça que esta “tem desempenhado um papel crucial na comunidade madeirense”, especialmente na integração social de crianças e idosos. “No início, o nosso objetivo era recuperar as crianças abandonadas na rua. Hoje, quase não existem essas crianças na rua, o que demonstra uma evolução significativa da sociedade”, expressa Ricardo Silva.
O evento deste ano “reforçou a importância de corrigir os erros sociais do passado e celebrar a união e progresso da comunidade”, rematou.