MADEIRA Meteorologia

Grande desafio da investigação, inovação e transformação digital “precisa da colaboração de todos”

Data de publicação
20 Novembro 2024
11:02

Pelo segundo dia consecutivo prosseguem os trabalhos relacionados com o I Seminário de Investigação em Enfermagem no Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma iniciativa da Direção de Enfermagem e do Grupo de Investigação liderado pela enfermeira/investigadora Sílvia Ornelas.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 19 de novembro, na sessão de abertura , e elogiou a iniciativa do grupo de enfermagem que reuniu a apresentação de 26 projetos de investigação.

O governante destacou a importância desta atividade e a visão dos profissionais do SESARAM, EPERAM, que se dedicam à investigação além do seu horário de trabalho.

“Se queremos continuar a evoluir no nosso Sistema Regional de Saúde temos de respeitar os profissionais, temos de reconhecer o seu trabalho e, acima de tudo, temos que promover as condições necessárias a todos aqueles que querem acrescentar valor ao trabalho realizado, porque vão contribuir para o desenvolvimento do Sistema Regional de Saúde”, afirmou.

“Sabemos cuidar, sabemos tratar e, essencialmente, precisamos de começar a investigar para saber se podemos tratar melhor, se podemos cuidar melhor e se podemos oferecer melhores respostas”, disse, valorizando a importância da investigação e do registo dos dados.

Segundo o responsável, o grande desafio da investigação, da inovação e da transformação digital precisa da colaboração de todos. Pedro Ramos, recordou que, dentro de quatro anos, teremos o novo Hospital Central e Universitário da Madeira, “onde vamos continuar a desenvolver o nosso trabalho, mas com melhores condições e com novas ferramentas de trabalho”, com benefícios para os profissionais e para os utentes.

O governante aproveitou também para recordar o investimento na formação dos profissionais do Serviço Regional de Saúde “a formação constitui o nosso ADN, é a base do funcionamento do Sistema Regional de Saúde, e se estende a todas as áreas”, disse, exemplificando o investimento realizado no Centro de Simulação Clínica da Madeira que já permitiu realizar mais de 700 cursos e formar mais de 12 mil profissionais.

O Seminário decorre de 19 a 21 de novembro e ao longo destes três dias serão apresentados 26 projetos de investigação na área da enfermagem, desenvolvidos por enfermeiros afetos ao Serviço de Saúde da RAM.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas