Decorreram esta quarta-feira as Jornadas Regionais da Qualidade, uma iniciativa da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade com o apoio institucional da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura.
O evento abordou o tema ‘O papel da Inteligência Artificial na Gestão Atual’, focando-se no impacto e nas oportunidades que a inteligência artificial (IA) oferece à gestão da qualidade e inovação organizacional.
Na ocasião, o secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, referiu que a inteligência artificial já não é uma promessa, “é uma realidade”. “Através da inteligência artificial, teremos nas nossas mãos uma enorme ferramenta para conquistar o atraso sistémico que habitualmente nos caracteriza no espaço europeu”, acrescentou, enumerando diversos aspetos positivos da IA para a melhoria da produtividade, possibilitando “fazer mais com menos”
Por seu turno, o presidente da APQ, Paulo Sampaio, realçou o regresso deste evento após uma última edição em 2018, sendo este um “espaço fértil para novas ideias”, aprofundando como a IA pode transformar a gestão das organizações públicas e privadas. Partilhou ainda que a 48ª edição do Colóquio Nacional da Qualidade terá lugar em Ponta Delgada, Açores, em 2025.
Sílvio Fernandes, reitor da UMa, referiu, por fim, que esta instituição está disponível para participar nesta que é vista como uma “revolução digital”.