MADEIRA Meteorologia

PAN Madeira defende “verdadeira inclusão” para pessoas com deficiência

Data de publicação
25 Outubro 2024
16:02

O PAN Madeira reafirmou, em comunicado, o seu compromisso com a inclusão e igualdade para as pessoas com deficiência, promovendo a sua autonomia e participação plena na sociedade. “Face aos desafios que persistem na integração e acessibilidade, defendemos uma resposta integrada que envolva ativamente as famílias e os profissionais”, lê-se na nota de imprensa do partido.

Reconhecendo a necessidade urgente de um sistema inclusivo que permita autonomia e respeito pela dignidade de todos, o PAN Madeira apresenta um conjunto de novas propostas para transformar a realidade destas pessoas na RAM. Neste sentido, o PAN Madeira propõe o desenvolvimento de um programa regional de emprego inclusivo. Além disso, defende que todos os serviços públicos e pequenas e médias empresas garantam acessibilidade digital e física, com financiamentos específicos para as adaptações necessárias, de modo a eliminar qualquer tipo de discriminação no acesso a esses serviços. Propõe ainda um reforço no financiamento de projetos que promovam a vida independente, com a criação de centros de apoio à pessoa portadora de deficiência. Propomos ainda a isenção de custos nos transportes públicos para pessoas com deficiência e apoios alimentares e veterinários para os seus cães-guia. Por fim, o PAN Madeira defende a isenção total de taxas de participação em eventos culturais e desportivos na Região para pessoas com deficiência, promovendo a sua inclusão social e o direito à cultura e ao lazer sem entraves económicos.

Válter Ramos, vice porta-voz do PAN Madeira, destaca: “Para uma inclusão verdadeira, é necessário que as políticas vão além do papel e sejam sentidas na vida prática das pessoas. A Madeira tem o dever de garantir que as pessoas com deficiência possam viver com dignidade e autonomia. Estes novos compromissos são um passo decisivo para esse objetivo.”

O PAN Madeira reafirma a sua determinação em promover uma sociedade inclusiva, onde todas as pessoas possam aceder aos mesmos direitos e oportunidades, e exige que as promessas de inclusão se transformem finalmente em ações concretas para as pessoas com deficiência na Região Autónoma da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
24/10/2024 08:00

O tempo é uma corrente invisível que flui incessantemente, um rio que não se deixa conter por margens ou represas. Impossível travá-lo, e, no entanto,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o sentimento de insegurança está a aumentar na Região?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas