MADEIRA Meteorologia

Pedra anuncia concurso para 24 novos bombeiros e a construção de uma camarata feminina

Data de publicação
22 Outubro 2024
14:07

Foi no decorrer das comemorações do 136.º aniversário das comemorações da Companhia Bombeiros Sapadores Funchal que decorreu, esta manhã, na Praça do Município e na Sala da Assembleia Municipal.

“Já aprovamos o concurso para a admissão de 24 novos bombeiros sapadores, o qual será aberto até final do corrente ano. Seguir-se-á a formação prevista nos termos da lei, que terá início após o processo de admissão e terá duração de seis meses na sua componente escolar e mais seis meses em contexto de trabalho”, revelou Cristina Pedra.

A autarca anunciou que o investimento irá continuar em 2025, sobretudo, na requalificação das instalações, assumindo a necessidade de ser construída uma “nova camarata feminina”, atendendo ao facto que as novas escolas de bombeiros e o número de elementos femininos estar sempre a crescer. Não obstante estas obras importantes e necessárias, a autarca reconhece que o atual quartel, que já tem mais de 30 anos, padece de problemas, pelo que admite a necessidade, em futuras vereações, a construção de um “novo quartel de raiz” para esta companhia.

A presidente da autarquia garantiu que os “processos de melhoria não param e são contínuos”, pelo que realçou que “o processo de certificação da Companhia de Bombeiros do Funchal está na fase final de submissão”, o que conduzirá à instituição do Centro de Formação de Bombeiros Profissionais do Funchal.

Depois de mencionar o investimento que tem sido feito ao longo do mandato, tanto no serviço operacional, como nas condições remuneratórias dos profissionais , Cristina Pedra enalteceu, igualmente, toda a colaboração institucional das diversas entidades, nomeadamente o Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, por todo o investimento realizado na corporação, destacando que a autarquia, por via dos Fundos Europeus, irá também apresentar candidaturas para a aquisição de um novo veículo urbano de combate a incêndios, de média dimensão.

Cristina Pedra deu ainda nota da entrada em funcionamento, no dia de hoje, de um veículo de operações especiais destinado a todas as intervenções relativas à causa animal.

A presidente da autarquia enalteceu toda a dedicação e profissionalismo dos bombeiros, revelando alguns números das intervenções dos Sapadores do Funchal no decorrer deste ano.

Foram realizados 10.121 serviços no total, dos quais 6.910 serviços de emergência pré-hospitalar, destacando-se ainda o combate de 351 incêndios e 1.876 intervenções de socorro a pessoas, bens, animais e ambiente.

As comemorações incluíram um desfile de viaturas pelas principais artérias da baixa da cidade, seguindo-se a formatura na Praça do Município, culminando com a entrega de dois louvores e medalhas ao preparador físico e aos bombeiros que conseguiram resultados de grande destaque na prova internacional “Escadórios da Humanidade, realizada em Braga, no passado dia 28 de setembro

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
24/10/2024 08:00

O tempo é uma corrente invisível que flui incessantemente, um rio que não se deixa conter por margens ou represas. Impossível travá-lo, e, no entanto,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a redução do horário de animação noturna no Funchal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas