O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM adaptou o seu símbolo oficial, por forma a dar cumprimento aos pressupostos constantes na portaria n.º 321/2021, de 28 de dezembro, do Ministério da Administração Interna.
Este documento estabelece a necessidade de adaptação e uniformização da imagem e elementos identificativos das estruturas que compõem o Sistema Nacional de Proteção Civil, nas suas diferentes escalas e âmbitos de atuação, "com o objetivo de reforçar, perante a Comunidade no seu geral, o papel e a importância subjacente às suas atividades", informa uma nota enviada à redação.
Neste contexto, até dezembro de 2023, o SRPC, IP-RAM irá proceder, gradualmente, à alteração dos símbolos associados e existentes na Região Autónoma da Madeira, de forma a promover a uniformização da imagem gráfica deste Serviço Regional.
A atividade de Proteção Civil, e respetivo símbolo distintivo, é identificado internacionalmente através do Protocolo Adicional I, às Convenções de Genebra, de 12 de agosto de 1949, tendo sido transposto para o direito nacional pela Resolução da Assembleia da República n.º 10/92, de 1 de abril.
"Este símbolo é composto por um triângulo equilátero azul, representante da estabilidade, equilíbrio e harmonia; o círculo laranja, significativo do alerta, enquanto que as cores, em seu redor, encontram-se relacionadas com a missão subjacente e relativa à proteção do cidadão (laranja), património (azul) e ambiente (verde)", explica a mesma nota.
Redação