MADEIRA Meteorologia

"Não é verdade que as estatísticas sejam instrumentalizadas pelo Governo Regional"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Maio 2023
10:03

Papel da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), tem sido de "qualidade", releva Rogério Gouveia no âmbito do III Colóquio de Estatística Regional, retomando o evento, cujas I e II edições, se realizaram em 2018 e 2019, respetivamente. Este colóquio é inserido no 43.º aniversário da DREM, cuja cerimónia decorre no Museu de Eletricidade nesta manhã de quarta-feira e conta com a presença do diretor do INE, Francisco Lima.

Rogério Gouveia, secretário regional das Finanças, destacou, na ocasião, "que as estatísticas têm-se demonstrado extremamente importantes" no sentido de facilitar os dados o mais fidedignos possível para o setor económico e sociedade civil.


Essa "qualidade", reflete-se, depois, assim o explicou, na produtividade e sucesso das próprias empresas, conforme reiterou o governante.

Falou também, na sua alocução, na "qualidade das publicações que a DREM tem feito", e o seu papel de relevo em tornar a informação estatística "menos densa do ponto de vista dos números e mais apelativa".

No entanto, o papel da DREM, salientou, não se cinge apenas a isto, sendo que a elaboração do cenário macroeconómico, previsão das receitas fiscais, apenas duas a título de exemplo, tem a intervenção desta direção.

Noutro ângulo, o secretário, com a tutela das Finanças, sustentou a total "independência" da DREM face ao Governo Regional.

"Não é verdade que as estatísticas sejam instrumentalizadas pelo Governo Regional", elaborou, dissipando, assim, quaisquer burburinhos.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como deve o Presidente da República resolver a crise política na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas