A XV edição do Mercado Quinhentista com o tema "Água, Sangue da Terra" promete ainda mais animação, com quatro palcos e uma liça junto ao Fórum Machico.
No total, 54 grupos com mais de 650 elementos farão ao longo dos três dias quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circences que encantarão certamente todos os que visitarem Machico.
À semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos 48 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com seis grupos do continente e Açores - dois de música e quatro de teatro que irão abrilhantar ainda mais o evento. Assim, para além dos Almanach, responsável pelos principais momentos de teatro e Torneios de armas a Cavalo, a organização garantiu este ano a presença dos "prestigiados grupos de música medieval Cornalusa e Urro das Marés e das Companhias Somnium, Kinessis Nomad Teatral e Ticosi Circus Artist."
Em comunicado, a organização enaltece os Torneios de Armas a Cavalo todos os dias pelas 19h00 na Liça, para os espetáculos de teatro de fogo "Lenda do Cavalum" e "Lenda da Sereia de Machico", para o místico Cortejo do Cavalum na sexta feira à noite e o desembarque da nau Santa Maria e posterior Cortejo da Aguada no sábado a partir das 16h30.
Para este ano, a grande novidade é o espetáculo multimédia em ecrã de água, intitulado "Águas com História", que irá realizar-se no sábado às 23h00, junto à praia de São Roque. Num ecrã de 50 metros de largura, serão projetados alguns dos momentos que marcaram a "descoberta" e o povoamento da Madeira e a importância da água, enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, no desenvolvimento da vida, das atividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistência humana.
"Estão pois todos convidados para viverem aventuras únicas e experiências memoráveis através de uma verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que Machico e a Madeira terão sido há cerca de 600 anos", conclui a organização.
Confira o programa completo:
Programa:
3 de junho — "Água fonte de vida"
16h00 — Abertura oficial do Mercado
16h30 — Dramatização de época: "Terra de mui boas águas"
17h00 — Hora dos Petizes e Infantes
19h00 —Torneio de armas a cavalo (Liça)
21h00 — Cortejo do Cavalum (Misericórdia / Rua da Árvore / Ribeirinho / Palco / S. Roque)
23h30 —Teatro de fogo "A Lenda do Cavalum"
24h00 — Encerramento
4 de junho — "Água o dá, água o leva"
16h00 — Reabertura do Mercado
16h30 — Desembarque
17h00 — Cortejo de aguada e outras provisões (S. Roque, R. Ribeirinho, R. Árvore, Forte N. Sra do Amparo)
18h00 — Dramatização de época: "Aguadeiros da Capitania"
19h00 — Torneio de armas a cavalo (Liça)
22h30 —Teatro de fogo "A Lenda da Sereia de Machico"
23h00 — Águas com História (Espetáculo Multimédia em Ecrã de Água)
24h00 — Encerramento
5 de junho — "Água que nos une"
16h00 — Reabertura do Mercado
18h00 — Dramatização de época: "O taberneiro e a levada"
19h00 —Torneio de armas a cavalo (Liça)
21 h00 — Rapsódia de gaiteiros e bombos
22h30 — Encerramento