Na edição do Rali Vinho Madeira de 2017, participou como co-piloto o Giovanni Bernacchini, precisamente o filho do Co-Piloto Arnaldo Bernacchini de Vudafieri na edição de 1981, com o qual tive oportunidade e de uma forma simpática conversar, sobre este acidente sofrido pelo seu pai, em plena Avenida Arriaga, na cidade do Funchal, onde ocorre a partida de todas as edições do Rali. Confirmando que se recorda - ele na época da minha idade e acompanhava com a mãe o rali, e que achou fabuloso o relato que lhe fiz, sobre a minha experiência nesse dia.
Com o quem mantenho contacto regular até aos dias de hoje. Mais tarde, já em Itália, o próprio confirmou com o pai pormenores deste acidente. Arnaldo Bernacchini relata que lhe custou 6 costelas partidas após a queda por alguns metros do Fiat 131 Abarth Rally! E esclarece também sobre outro dos mitos sobre este Fiat 131, que após o acidente deixaram na ilha a carroçaria acidentada, retirando-lhe o motor e restante mecânica, para que fosse supostamente, depois para a sucata.... Outras versões, inflamadas talvez em gasolina com altas octanas de imaginação, referem ter sido enterrada na zona da freguesia de Santo António no Funchal. O seu fim em concreto desconheço.
Ao Giovanni, que achou imensa graça como o seu pai, impressionado, após eu revelar as pequenas peças que recolhidas após o acidente, em especial de uma bela jante Cromodora e o respectivo pneu original Pirelli P7 Corsa, o pneu de substituição que saltou na queda, com duas riscas brancas pintadas, para os diferenciar como era usual na época, do malogrado 131 Abarth.
Incrível que no mesmo ano de 1981, ao Markku Alén, na zona da Peninha, no Rali de Portugal, ocorre algo semelhante, num despiste no seu 131 Abarth Rally, partindo e perdendo todo o conjunto de uma roda frontal. Com uma jante cromodora e o mesmo tipo de pneu Pirelli. Anos mais tarde autografada pelo próprio, e que se encontra à venda na internet por mais de 18 mil libras, ou seja, mais de 21 mil euros! Provando a quase imortalidade destes Fiat 131 Abarth Rally, como aquele que vira a correr no distante 1981.