A Juventude Social Democrata organizou, através do seu núcleo de São Pedro, um torneio de futebol de rua no campo de jogos do Bairro do Hospital, no Funchal.
A ação contou com a participação de cerca de duas dezenas de jovens, distribuídos em equipas de quatro jogadores.
Os social-democratas fazem um balanço positivo desta iniciativa: "Estamos satisfeitos com a forma descontraída como o torneio decorreu e realizados pelo feedback positivo dos participantes. Certamente que há sempre pormenores a melhorar e margem para fazer crescer o formato. Será algo a ter em consideração numa próxima edição, temos essa vontade."
"O envolvimento dos mais jovens no desporto contribui para a sua inclusão social e funciona como incentivo para um estilo de vida saudável", afirma a JSD, salientando ainda que "o contexto desportivo pode ajudar a promover a igualdade, proporcionando oportunidades de participação a todos, independentemente do seu estatuto socioeconómico ou cultural".
Os jovens laranjas realçam que "além disso, a prática desportiva pode desempenhar um papel de relevo na construção de comunidades fortes, pois ajuda a unir as pessoas em torno de objetivos comuns. Nessa lógica, é fundamental apoiar programas que incentivem os jovens a praticar desporto, promovendo a sua inclusão social e afastando-os de comportamentos de risco que possam resultar na sua incursão por maus caminhos".
"Podem esperar da nossa parte mais iniciativas deste cariz", concluem os jovens social-democratas, assumindo a função de "representar os interesses e as vontades da juventude madeirense". "Estamos próximos dos nossos pares e queremos proporcionar-lhes novas experiências, sejam elas de âmbito desportivo, social, cultural ou político", rematam.