Inaugura ao público amanhã, pelas 18 horas, a quarta exposição do ciclo da iniciativa ‘Jovens Talentos FCZ – Artes Visuais’, intitulada ‘Bola ao Poste’, de Tiago Pinto.
Esta proposta pretende criar programação cultural de portas abertas no Centro de Desenvolvimento Humano da Fundação Cecilia Zino, sediado no centro da cidade do Funchal, na Rua do Bettencourt, nº 10, 4º andar, assim como contribuir para o combate à desigualdade social, através da promoção da acessibilidade à fruição cultural.
Esta iniciativa, que tem como parceiro a Câmara Municipal do Funchal, premiou quatro jovens artistas madeirenses com uma bolsa para a criação de materiais artísticos que serão expostos até ao final do ano na sala multiusos da Fundação Cecilia Zino.
O artista Tiago Pinto, autor da proposta vencedora, descreve “Bola ao Poste” como “não é uma exposição sobre futebol, mas sim sobre o ato de tentar e falhar por pouco”.
Este projeto pretende encontrar nas pequenas coisas do dia-a-dia um ponto de partida para pensar a pintura e o desenho, numa tentativa de representar os “quases” que vivemos, as coisas que ficam pelo caminho e as coisas que não correram como esperávamos.
“No meio destas tentativas falhadas, encontramos novos caminhos e conclusões. O erro nunca é verdadeiramente um erro. Acertar no poste é mais difícil do que acertar na área da baliza. Estas narrativas surgem como um reconforto, uma perspetiva diferente perante a mesma situação”, sustenta.
Ao abordar a tentativa e os dissabores inerentes, a exposição destaca a resiliência indispensável para “contornar as adversidades, essencial ao desenvolvimento pessoal dos jovens”, reforça.
A propósito desta temática, o artista Tiago Pinto irá dinamizar uma oficina criativa, propondo que os participantes serão convidados a justapor diversos objetos inanimados com a intenção de criar algo de novo.
A exposição “Bola ao Poste” estará aberta ao público de 31 de Outubro até ao dia 27 de Dezembro, de segunda a sexta-feira das 10 às 17, e a entrada é gratuita. Aos portadores do Passaporte Cecilia Zino serão atribuídos 2 carimbos, no dia da inauguração.