Entre os dias 19 e 21 de novembro, decorre no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, o evento “CIVITAS PEER STUDY”, centrado na temática da mobilidade, com particular enfoque na gestão da logística urbana.
O evento, organizado em parceria com a Eurocities, conta com a participação de 8 especialistas que discutirão a problemática em torno da logística urbana e a avaliação na transferibilidade de boas práticas que poderão contribuir para a otimização das operações de cargas e descargas e por conseguinte na minimização dos constrangimentos.
Bruno Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal participou, hoje, na apresentação de mais um projeto explicando que “este programa inclui visitas a várias cidades europeias com projetos demonstrativos, sendo que, no caso do Funchal, já participámos em dois projetos: o CIVITAS MIMOSA e o CIVITAS DESTINATION.”
“Este grupo de especialistas tem como objetivo supervisionar as medidas implementadas pela cidade, avaliando a forma como foram enfrentados os desafios e lidados os problemas que são comuns a muitas cidades europeias, e não apenas ao Funchal”, explicou Bruno Pereira. O mesmo sublinhou que estas visitas são uma oportunidade para a troca de experiências. “É um programa com uma forte componente logística, com visitas técnicas e uma apresentação detalhada da nossa mobilidade”, reforçou.
O autarca salientou, ainda, as características singulares do Funchal, identificando a orografia como o principal desafio para a implementação de soluções de mobilidade adotadas em cidades planas.
Por fim, Bruno Pereira destacou as 40 intervenções programadas pela autarquia e baseadas em medidas de acalmia de tráfego para disciplinar a circulação automóvel e mitigar o impacto do tráfego, das quais realça o alargamento de passeios, passadeiras sobrelevadas e a criação de zonas de estacionamento, entre outras.
A agenda do evento “CIVITAS PEER STUDY” inclui, para além de reuniões de trabalho, visitas guiadas às principais áreas de abastecimento do Funchal e uma deslocação às instalações do operador “logislink”.
Importa salientar ainda que, no âmbito da logística urbana, a CMF integra ainda o consórcio do projeto Europeu UNCHAIN, que tem como objetivo implementar medidas tecnologicamente inovadoras que suportem a tomada de decisão e agilizem as operações de cargas e descargas.