Jheny Figueira, dirigente da Associação Cultural e Desportiva, começou por enquadrar os 47 anos de existência da associação, com a ligação a várias modalidades desportivas, nomeadamente com enfoque o futebol. Aclarou que a missão passa por “proporcionar uma educação cívica e desportiva de qualidade”.
Diz que a missão passa por também melhorar as instalações e neste momento estão mais virados para o futebol.
“Em termos de formação [a associação] é já considera uma referência na Região, abarcando 65 atletas. (...) Todos os anos participamos em torneios fora da ilha”, afirmou, destacando os que participam em atividades em Portugal Continental e que durante todo o ano promovem atividades, designadamente algumas em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente.
“Atividades de limpeza da frente mar do calhau”, por exemplo, assim como a promoção de um ATL em que saem do concelho para realizar outras atividades noutros locais, conforme enumerou.
Já sobre o São Vicente Cup, Jheny Figueira destacou o “prestígio nacional” do evento, acolhendo equipas de “Espanha, de Inglaterra”, a título de exemplo, e que não são só os atletas que cá vêm. “Vêm também as famílias”, evidenciando o turismo que se gera e a contribuição para o tecido económico do município, referindo que há até quem já marque de um ano para o outro, mostrando o sentido de ligação entre o desporto e o turismo, como alude o mote deste fórum.
Aliás, considera mesmo que, dado o sucesso do São Vicente Cup, deveria haver mais eventos deste género e anunciou que a próxima edição decorrerá de 16 a 19 de abril de 2025.
Decorre o fórum ‘Turismo, Natureza e Desporto’ a ter lugar na Escola Agrícola de São Vicente e que conta com a presença de cinco convidados.
A plateia é composta por munícipes e alunos da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade. Pode acompanhar a conferência através das plataformas digitais do JM e 88.8 JM FM, assim como através do canal Na Minha Terra TV.